New banner by Maddy Lee

quinta-feira, 9 de abril de 2009

O Terço - Criaturas da Noite 1975


Esta história aconteceu outro dia mesmo, em um certo bairro de uma certa cidade, onde dois garotos, vizinhos de rua, se encontravam diariamente para ouvir e falar de música, cada um trazendo sempre novas informações sobre bandas, álbuns e outros "altos papos". Eram conhecidos da vizinhança e tidos como "uns caras diferentes", com umas conversas estranhas para a pouca idade. Naqueles dias tudo era diferente, pois, na verdade, tudo era descoberta, era a aventura de descobrir a rua e todas as tretas e delícias das esquinas

Sentar na calçada de uma rua deserta para, escondidos, darem as primeiras tragadas em um cigarro Continental sem filtro e entre uma tossida e outra,sonhar em um dia assistir o primeiro show de rock. E então, para espantar o tédio, juntar os parcos trocados para comprar um litro de Drink Dreher e bebê-lo no bico, olhando estrêlas, cantarolando canções e no violão mostrar aquele riff bacana de uma música dos Stones.

Em uma destas noites iluminadas chegou a Boa Nova, uma banda chamada "O Terço" se apresentaria em um teatro da cidade e os jornais diziam que o som dos caras era bem legal , uma mistura de Rock Progressivo, Rock Rural e Clube da Esquina e que um dos membros da banda era da cidade. Naquela noite ficou decidido, iríam àquele show.

No sábado à noite, lá estavam, grana no bolso pra comprar os ingressos,uma longa fila onde se via as figuras mais malucas, cabeludos com bolsa de couro,gatinhas com batas indianas e aquela maresia batendo no parque onde se localizava o teatro. Dois PMs barrigudos se postavam à porta do teatro e deixavam claro que não estavam a fim de prender niguém,desde que não houvesse alteração por parte daqueles "desajustados".

Enfim, a bilheteria abriu e a fila começou a andar, compraram os ingressos e adentraram frenéticos, após algum tempo uma campanhia soou e as luzes se apagaram, dois caras que operavam uma mesa de som no corredor central do teatro começaram a projetar slides no fundo do palco que produziam uma mistura de cores, criando um efeito psicodélico que deixou os dois garotos pirados. Em seguida a banda entrou no palco sob apláusos, os músicos se posicionaram e então ouviu-se os primeiros acordes de "Hey Amigo", baixo e guitarra dialogando, demais...Era o lançamento do álbum "Criaturas da Noite", o ano era 1975 e aqueles garotos nunca mais foram os mesmos.
P.S. Eu nunca imaginei que esta brincadeira chamada FUXUCAMARIMBO um dia receberia 100.000 acessos. Esta postagem vai para aqueles que um dia descobriram na música uma forma de resistir, de se esclarecer e dar sentido ao caminho.
Line up:
O Terço - Criaturas da Noite 1975

Tracking List:
Hey Amigo (Cezar de Mercês) — 3:32
Queimada (Flávio Venturini / Cezar de Mercês) — 3:04
Pano de Fundo (Sérgio Magrão / Cezar de Mercês) — 3:44
Ponto Final (Luiz Moreno) — 4:38
Volte na Próxima Semana (Sérgio Hinds) — 2:59
Criaturas da Noite (Flávio Venturini / Luiz Carlos Sá) — 3:41
Jogo das Pedras (Flávio Venturini / Cezar de Mercês) — 3:25
1974 (Flávio Venturini) — 12:27

Link

(Este link é originário do blog A Música Que Vem De Minas)