New banner by Maddy Lee

sábado, 8 de março de 2008

Dexy's Midnight Runners

Me rendi a esta banda no início da década de 1980.
Ela está definitivamente gravada na trilha sonora de minha vida.

A banda foi formada em Birminghan, Inglaterra, por volta de 1978. No início a banda chamava-se Dexedrine, nome inspirado em uma substância - Dexetroanphetamine - popularmente usada pela galera inglesa daquela época. O termo "The Midnight Runners" se refere a energia que essa anfetamina dava, permitindo aos malucos dançarem a noite inteira nas baladas junkies.
O líder era Kevin Rowland ( vocais e guitarra) e a banda, em um primeiro momento fazia um som pop, mas com forte influência da soul music norte-americana. Lançaram um single independente em 1979, que chamou a atenção da gravadora EMI. O resultado foi a gravação de "Searching for the Young Soul Rebels". O álbum trazia uma forte influencia do soul, com um poderoso naipe de metais e apresentava o grande hit de 1980, "Geno", uma homenagem ao Soul Man Geno Washington.
Devido ao forte temperamento de Rowland e constantes brigas internas, a banda é reformulada em sua formação e também em sua direção musical. Passam a contar com um naipe de violino ( Helem O'Hara) e banjo ( Billy Adams), gravando em 1982 o excelente álbum " Too-Rye-Ay ", que fundiu a vertente soul com a música celta, influência de Van Morrison . O álbum era recheado de músicas geniais, entre elas, o maior sucesso da banda, "Come on Eileen" .
Depois de mais desentendimentos, a banda reaparece em 1985 com o lançamento de Don't Stand Me Down , um disco mal compreendido na época, e hoje, considerado um clássico. Porém os atritos levaram à dissolução da banda. Rowland tentou carreira solo que resultou em fracasso e falência. Em 2003 uma nova tentativa de reunião resultou em uma bem sucedida tour européia, em 2007 lançaram Projected Passion Revue.
Bom... depois de didaticamente explicado a origem e trajetória da banda, resta ouví-la. Segue abaixo "The Very Best of".

Fonte biográfica: Wikepedia

Dexys Midnight Runners - The Very Best Of



01. Come On Eileen
02. Jackie Wilson Said (I'm in Heaven when you Smile)
03. Let's Get This Straight (from the Start)
04. Because Of You (The Theme from 'Brush Strokes')
05. Show Me
06. Celtic Soul Brothers (More, Please, Thank You)
07. Liars A To E
08. One Way Love
09. Old
10. Geno
11. There, There, My Dear
12. Breaking Down The Walls Of Heartache
13. Dance Stance
14. Plan B
15. Keep It Part Two (Inferiority Part One)
16. I'm Just Looking
17. Soon
18. This Is What She's Like
19. Soul Finger



Dexy's Midnight Runners- The best of