New banner by Maddy Lee

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Marco Antônio Araújo - Influências 1982

O músico mineiro Marco Antônio Araújo marcou muito minha vida musical na virada da década de 1970. MAA tinha iniciado sua carreira no final da década de 1960, compondo junto com o pessoal do Som Imaginário. Em 1970 partiu para a Inglaterra, largando para trás o curso de econômia e a carreira de bancário. Na Inglaterra teve oportunidade de conhecer de perto o som das principais bandas de rock, em suas mais variadas vertentes, além de entrar em contato com os tropicalistas que viviam no exílio naquele período.

Em 1973 retornou ao Brasil, se fixou no Rio de Janeiro e foi estudar música voltando a compor, agora para o teatro e balé. Decide retornar a Belo Horizonte em 1977, quando presta concurso para engressar na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tornando-se o primeiro músico da mesma. Paralelamente deu continuidade à sua carreira músical fundindo a música barroca mineira, o rock progressivo e a música sinfônica. Em 1979 formaria o Grupo Mantra juntamente com seu irmão Alexandre Araújo (guitarras),Ivan Corrêa (baixo) e Sérgio Matos (bateria). O grupo receberia posteriormente o reforço de Eduardo Delgado (flautas) e Antônio Viola (violoncelo).

Naquela época eu adorava assitir a shows de bandas mineiras no circuito de Belo Horizonte, quando conheci MAA e o Grupo Mantra. Lembro-me que por volta de 1981, estudava em um Pré-Vestibular no centro de B.Hz. quando me deparei com um cartaz de divulgação de apresentação do grupo em um teatro local. Este cartaz era composto por uma foto em P&B com o Mantra no alto da Serra do Curral. Dei um jeito de pegar aquele cartaz e pregá-lo em meu quarto e, claro, fiu assitir ao show dos caras. As músicas apresentadas eram praticament as mesmas que seriam lançadas no primeiro álbum de MAA, "Influências" de 1982. Ali podia-se ouvir lampejos de Led, Jethro, Pink Floyd e tudo mais que se ouvia naqueles tempos, além da forte referência erudita, base da formação de MAA.

Quando "Abertura nº 2" começou a tocar na rádio Inconfidência, "A Brasileiríssima" fui logo comprando a bolacha tremendamente viajante.

MAA tinha um semblante de camarada gente boa,muitas vezes o vi na fila do cine Pathe e dava um alô que ele prontamente atendia com um balançar de mãos. De outra vez, o vi no "Rock Gerais", acho que era assim mesmo que se chamava, um evento reunindo um monte de gente no campo do Cruzeiro, no Barro Preto. Naquela tarde de domingo desfilaram ali Raul Seixas, Jorge Ben, Sá & Guarabyra, 14 Bis, Baby e Pepeu, Walter Franco, Made In Brazil, entre outros.MAA estava lá na platéia com sua esposa, Déa, durante a apresentação do Made In Brazil e tivemos oportunidade de conversar rapidamente sobre como os riffs do Made eram idênticos aos dos Stones.Bela noite aquela.

Nesta postagem apresento a versão em vinil do "Influências" como forma de homenagear e manter viva a música de Marco Antônio Araújo, que morreu precocemente em 07 de janeiro de 1986 vitimado por um aneurisma cerebral.
Line up
Marco Antônio Araújo (violão e violoncelo)
Alexandre Araújo (guitarra),
Ivan Correia (baixo),
Mario Castelo (bateria),
Eduardo Delgado (flauta),
Antonio Viola (violoncelo),
Max Magalhães (piano)
e Lincoln Cheib (bateria).
Marco Antônio Araújo - Influências 1982
Track listing
Lado A
1. Panorâmica (Marco Antônio Araújo)
2. Influências (Marco Antônio Araújo)
3. Bailado (Marco Antônio Araújo)
Lado B
1. Abertura N.2 (Marco Antônio Araújo)
2. Cantares (Marco Antônio Araújo)
3. Folk Song (Marco Antônio Araújo)